Você sofre de Paraskavedekatriaphobia?
Percebi que algumas pessoas sofrem com isso... não que cheguem a ter muitos problemas com isso, mas ficam frizando sobre o que pode acontecer, qualquer coisa que comentemos, a resposta é imediata: "pudera, hoje é sexta-feira 13!!!"
Pois é... esse termo significa "medo irracional da sexta-feira 13" .
Caso você só tenha medo do número 13, então você sofre de Triscaidecafobia.
O número 13 é considerado um número de azar (com origem na crença cristã), pois o 12 é considerado um número completo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou os 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular.
A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) temos o mais azarado dos dias.
Porém, em outras crenças, o 13 é um número de sorte:
O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na Índia, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.
E aí, me conte... o que te aconteceu na sexta feira passada que te marcou?
Bjks com carinho,
Marcia
Fonte: Wikipédia; Universia
Próximo post será sobre filmes de terror: sabe como é... uma coisa leva a outra :-)
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
8 comentários:
Nada de novo no front!
Oi, Marcinha!
Sinceramente nunca fui supersticiosa e muito menos encanada com o número 13. Pra mim, não significa nada.
Todavia, nesta sexta (13/02) ocorreu um pequeno incêndio na empresa em que trabalho e na última sexta 13 (não lembro de que mês) também houve outro incêndio...Creeeedo!!!
Bjs,
Rê
eita.. e num é que existe mesmo? olha só que coisa interessante isso.. rs.. eu nem sou supersticiosta... nem me toquei que era sexta-feira 13 pra falar a verdade, rs.. e que aliás, foi uma óteeeema sexta-feira (huhu) mas minha mãe mesmo é danada com essas coisas.. chega a ser engraçado.. até chinelo virado ela não deixa :P rs...
linda.. troquei de endereço... sai do pratracrá do blogspot e agora to wordpress ta? :) ja atualizei seu link..
beijinhos
boa semana ;*
e a sua sexta-feira 13? huhu :)
Oi miga, td b? Faz tempo q eu não passava por aki...correria da vida... qdo puder, dah um oi no meu cantinho. Saudades!!!! Bjs e fique com Deus.
Pois é, nos USA nem tem o andar 13, o elevador vai do 12 para o 14..rs
Já na Rússia e outros países, o 13 é numero da sorte.
Pra ser bem sincera, eu que faco meu número da sorte. E pra mim eu escolho todos..rs..Todos sao meus números da sorte, é simples assim ! tudo está na mente !
bjos
LuRussa
Oi Márcia! Oi Meninas!
Ah, eu tenho algumas superstições, mas essa da sexta-feira 13 não está entre elas.
Uma colega de trabalho pediu para vestir roupas claras na sexta-feira 13 passada... mas claro que eu acabei optando pelo meu terninho preto básico. hehehe.
Não aconteceu nada de diferente. Só tivemos muito trabalho, mais do que o normal. Acho que foi esse o efeito da sexta-13! hehe.
Bom, é isso.
Beijos pra você (s)!
Bom carnaval!
Fernanda
Marcita, te falar que eu só fui percer que tinha passado um 6ª. feira 13 quando no sábado 14 eu fui anotar a aula que dei, rs.
Como eu não sou supersticiosa, se algo de diferente tiver acontecido na sexta-feira 13 eu nem percebi.
Tudo correu nor-mal-men-te. =)
Enviar um comentário