segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Paraskavedekatriaphobia

Você sofre de Paraskavedekatriaphobia?
Percebi que algumas pessoas sofrem com isso... não que cheguem a ter muitos problemas com isso, mas ficam frizando sobre o que pode acontecer, qualquer coisa que comentemos, a resposta é imediata: "pudera, hoje é sexta-feira 13!!!"

Pois é... esse termo significa "medo irracional da sexta-feira 13" .
Caso você só tenha medo do número 13, então você sofre de Triscaidecafobia.

O número 13 é considerado um número de azar (com origem na crença cristã), pois o 12 é considerado um número completo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou os 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular.
A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) temos o mais azarado dos dias.

Porém, em outras crenças, o 13 é um número de sorte:
O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na Índia, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.

E aí, me conte... o que te aconteceu na sexta feira passada que te marcou?

Bjks com carinho,
Marcia

Fonte: Wikipédia; Universia
Próximo post será sobre filmes de terror: sabe como é... uma coisa leva a outra :-)

8 comentários:

Anónimo disse...

Nada de novo no front!

Atitude disse...

Oi, Marcinha!

Sinceramente nunca fui supersticiosa e muito menos encanada com o número 13. Pra mim, não significa nada.
Todavia, nesta sexta (13/02) ocorreu um pequeno incêndio na empresa em que trabalho e na última sexta 13 (não lembro de que mês) também houve outro incêndio...Creeeedo!!!

Bjs,

Anónimo disse...

eita.. e num é que existe mesmo? olha só que coisa interessante isso.. rs.. eu nem sou supersticiosta... nem me toquei que era sexta-feira 13 pra falar a verdade, rs.. e que aliás, foi uma óteeeema sexta-feira (huhu) mas minha mãe mesmo é danada com essas coisas.. chega a ser engraçado.. até chinelo virado ela não deixa :P rs...

linda.. troquei de endereço... sai do pratracrá do blogspot e agora to wordpress ta? :) ja atualizei seu link..

beijinhos
boa semana ;*

e a sua sexta-feira 13? huhu :)

Anónimo disse...

Oi miga, td b? Faz tempo q eu não passava por aki...correria da vida... qdo puder, dah um oi no meu cantinho. Saudades!!!! Bjs e fique com Deus.

Anónimo disse...

Pois é, nos USA nem tem o andar 13, o elevador vai do 12 para o 14..rs

Já na Rússia e outros países, o 13 é numero da sorte.

Pra ser bem sincera, eu que faco meu número da sorte. E pra mim eu escolho todos..rs..Todos sao meus números da sorte, é simples assim ! tudo está na mente !

bjos

LuRussa

Fernanda disse...

Oi Márcia! Oi Meninas!

Ah, eu tenho algumas superstições, mas essa da sexta-feira 13 não está entre elas.

Uma colega de trabalho pediu para vestir roupas claras na sexta-feira 13 passada... mas claro que eu acabei optando pelo meu terninho preto básico. hehehe.

Não aconteceu nada de diferente. Só tivemos muito trabalho, mais do que o normal. Acho que foi esse o efeito da sexta-13! hehe.

Bom, é isso.

Beijos pra você (s)!

Bom carnaval!

Fernanda

Unknown disse...

Marcita, te falar que eu só fui percer que tinha passado um 6ª. feira 13 quando no sábado 14 eu fui anotar a aula que dei, rs.

Natália disse...

Como eu não sou supersticiosa, se algo de diferente tiver acontecido na sexta-feira 13 eu nem percebi.
Tudo correu nor-mal-men-te. =)