sexta-feira, 28 de março de 2008

Era só o que faltava



E os não-fumantes que achemos graça.

Cigarro eletrônico, 'só' para que a fumaça podre não incomode mais aos que não fumam. Os que fumam vão poder continuar se entopindo de nicotina até ficar doentes e/ou morrer e causar dor e sofrimento para os bobos dos parentes e amigos que não fumam mas amam alguém que o faz (porque fumar, por enquanto, pelo menos para mim, não é um defeito imperdoável) e prejuízo aos cofres públicos e mais lucro pra indústria farmacêutica (não sem antes engordar mais os cofres das indústrias que matam, craro).

Não quero nem ver a cara-de-pau de quem vier defender a idéia, dizendo que tem direito de fazer o que bem entender da vida e bla blá blá, conversinha cretina. Já que gosta tanto, vai ter de engolir um cigarro tradicional, pra tentar me convencer. Inteiro. Aceso. E tenho dito.

domingo, 23 de março de 2008

Páscoa na vó...

Vai chegando a Páscoa e não há como não me lembrar de tantas datas destas passadas na casa da minha vó.

Os ovos, que por serem tão caros só ganhávamos dela ou do meu padrinho... Já foram escondidos pelo quintal, para que eu e o Mano procurássemos, até descobrir onde o coelhinho os escondeu!

Ou as cestas de coelhinhos feita de isopor, a minha rosa e a do Mano azul, que depois serviu para abrigar as coisinhas de higiene da nova irmãzinha que ganharíamos, a Dê.

Ou, ainda, quando a própria Dê já era maiorzinha, eu fui o próprio coelho de Páscoa (dentes não faltavam!!), com a roupa feita pela vó, para entregar a ela e ao nosso primo, Tiago, bem como aos demais da família, as lembranças da data.

Tudo isso com a casa cuidadosamente preparada para a ocasião: chocolates em arranjos na sala e na cozinha; toalhinhas feitas pela vó, bordadas ou aplicadas com ovinhos de Páscoa ou coelhinhos; coelhos na entrada da casa ou pelo pátio; e aquele sorriso inesquecível e abraço gostoso, daquela vó maravilhosa, que fez de cada dia de minha vida, e não só da Páscoa, uma data doce e cheia de motivos alegres para dela me recordar e da vida gostar.

Este ano, no início do mês, ao chegar na mãe, me deparei com tudo decoradinho: a mesa toda bonita e tipicamente enfeitada, na varanda, com coelhos no quintal, guirlanda de Páscoa na porta, as toalhinhas da vó na cozinha... E pensei: “Que bom!!! A Alissa vai desfrutar do mesmo gostinho de ter uma vó que eu tive o prazer de provar por 26 anos...”.

terça-feira, 18 de março de 2008

Então

Não é 'meu' dia de escrever mas vamos lá, :P .

Andei fuçando por aqui, tirei a cara sonolenta do brog ;) linkei alguns visitantes da casa, não está pronto ainda, então, não se apoquentem.

Enfim, recebemos um meme* da Ráh Biagi, na verdade Katita o recebeu, mas como aqui tudo é de todas, rs, resolvi tomar a frente e se as meninas quiserem seguir, que mal há?

Funfa assim: é preciso pegar o livro mais próximo, ir até a página 161 e transcrever a 5ª. frase. Sorte (ou não) meu pc fica ao lado da estante de livros da casa (meus, dos meus pais, das minhas irmãs), então, peguei um meu, aleatório (no mamãe-mandou mesmo, rs). Calhou o "Menina que roubava livros", do bonitão Markus Zusak:

"Essa foi a primeira vez que Hans escapou de mim. Na Grande Guerra."

Fugindo à regra, eis o que vem em seguida:

"Uma segunda fuga ainda estava por vir, em 1943, em Essen.
Duas guerras para duas fugas.
Uma vez jovem, outra na meia-idade.
Não são muitos os homens que têm a sorte de me tapear duas vezes."

Para quem não sabe, o livro é narrado pela Morte durante a 2ª. Gerra Mundial, na Alemanha. Noutro post pretendo falar sobre o livro todo.

É isso. Quem quiser apropriar-se deste meme, fique a vontade. Só não deixe de nos avisar, ok?

* Meme? "É um termo cunhado em 1976 pelo escritor, zoólogo, etólogo e evolucionista britânico Richard Dawkins no livro "O Gene Egoísta". O meme é, para a memória, o que o gene é para a genética, ou seja, a sua unidade mínima. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro, ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros, cérebros ou blogs). Os memes podem ser idéias ou partes de idéias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autonôma. Na blogosfera, um meme é uma espécie de corrente transmitida de blog em blog, conforme as pessoas respondem a um tema proposto e o repassam adiante."

Explicação copiada da Ráh, que copiou do Rick, que copiou do do Lucas que copiou do Turma do Amigão.

sábado, 15 de março de 2008

Escuro e frio


Tudo parece muito escuro.
Um frio imenso toma conta do corpo.
Não há vontade de conversar, nem sorrir, nem ao menos levantar da cama pela manhã.
Parece que dentro do peito enormes mãos tomam os órgãos entre os dedos e os espremem... E dói fisicamente.
O organismo já não aceita alimento. Nem um tipo. Neste momento, intervenção hospitalar é necessária, pois a fraqueza é tão grande que nem dá para ficar em pé. Só há vontade de dormir e quem sabe, nem acordar mais.
E as pessoas que gostam da gente começam a se preocupar e com razão. E se revezam para não te deixar sozinha...A solidão piora tudo, embora você não veja.
E pedem que você coma. E você come não por você, mas pelo outro que se preocupa.
E você olha o pequeno a quem você deu a luz com os olhos grandes, pedindo sem falar : “Vamos, preciso de você”...
E você sente os braços do homem que você ama em volta de você, que sem dizer nada pede que você volte a ser aquela mulher que o encanta.
E você percebe que sua mãe abriu mão da sua vida, da sua casa para ajudar a você sair desse buraco imaginário.
E então você percebe que esta sendo egoísta e covarde, por quase desistir, sem nem ao menos tentar.
E o sol começa a aparecer tímido entre algumas nuvens.


Queridas...não há mais motivos para se preocupar. Foram 15 dias terríveis, 6 kg a menos, mas com fé, oração, carinho e ajuda profissional estou bem melhor agora.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Como é que pode?

Esta semana estou decepcionada e desapontada.

O material da escola onde trabalho, é bem amplo, abrange temas desde o primordial, como os cumprimentos até política e arte, para que os estudantes aprendam a se comunicar em espanhol sobre quaisquer temas.

Foi na 4ª. feira, um estudante do nível intermediário (de 5 livros ele está no 2º.), graduado na faculdade já, empregado de uma multinacional sediada em Poços, ao terminar um exercício disse que não sabia quem ‘é’ Frida Kahlo.

Corrigi sutilmente dizendo que Frida foi uma pintora mexicana, do século passado (e no livro que ele acabara de ler constava um pequena biografia dela), na esperança de que ele se lembrasse quem tinha sido Kahlo. Mas o rapaz realmente não fazia a mínima idéia de quem tinha sido ela, e nem deu muita bola pra isso (de certo achando que eu por ser professora tenho de compreender que um cara barbado não saiba o mínimo de História...).

Fiquei pensando então: o que será que a galera faz quando não está trabalhando ou estudando? Muito válido estudar, mas estudar só faculdade não quer dizer que o cara se exime de saber o que se passa a sua volta, de ir além do que os professores “ditam”, pelo amor do Cristo!, a Inquisição já passou, pode-se ler e se comentar sobre qualquer assunto. Não estou pedindo que ele saiba quem foi Renoir – fiquei com medo de perguntar – mas sim Frida, contemporânea, latino-americana.

O que será que a galera faz quando não está estudando ou trabalhando? Vendo Big Brother. Aposto que da vida dos bobocas naquele estúdio a galera sabe tudo.

(Não me venham falar de preconceito. Preconceito é não respeitar a História do mundo, minha gente, e não ser contra quem não se digna a desligar a tv e ler um bom livro.)
UPDATE: Pra não dizer que eu falei m*rd*, vejam esta pesquisa.

sexta-feira, 7 de março de 2008


Então, Pódecarda está na moda, rs.

Saiu até num brog da Grobo, o concurso da homarada que quer concorrer ao Mister Brasil, evento de 3ª. até amanhã. Não vou mentir, povo bonito mas...

Né por nada não, prefiro o meu, que não faz as unhas nem depila sobrancelha mais que eu e tem emprego de verdade (porque hômi desocupado só pensa e faz m*rd*), tanto que fez os folders, os cartazes, a divulgação do tal concurso tirando maior sarro, mas fez, patrão da gráfica mandou, ‘tá feito. Não é preconceito contra homens vaidosos demais (de uns tempos pra cá inventaram até outra palavra, só para homens vaidosos demais: metrossexuais), é gosto: não gosto e ponto. E vocês, o que acham?

domingo, 2 de março de 2008

Dr. Henry "Indiana" Jones


Pegando o embalo dos "felmenhos" da Carol...
Confesso ter ficado bem contente ao saber que um novo filme do Indiana Jones vem por aí. Para os que não sabem, embora péssima aluna em história, ser arqueóloga já foi um sonho meu, que pretendia desbravar o Egito, mas que estremeceu – e desistiu - ao saber, na época de adolescência, que o local que oferecia o curso ficava no Rio de Janeiro.

Assim, me conformei em assistir aos filmes do Indiana Jones, onde então com o personagem principal vibrava, sempre esperando pelo que viria a seguir! Hehehe...

Agora, vamos ver se, embora já um senhor, Harrison Ford ainda tem aquela “pilha”!

P.S.: Já que é dia de revelar “podres”, lembrei-me de que adorei assistir, entre os “sonhos incríveis do New Kids On The Block”, o Donnie Wahlberg "no couro" do personagem, correndo daquela pedra que nunca parava de rolar!