Esta semana estou decepcionada e desapontada.
O material da escola onde trabalho, é bem amplo, abrange temas desde o primordial, como os cumprimentos até política e arte, para que os estudantes aprendam a se comunicar em espanhol sobre quaisquer temas.
Foi na 4ª. feira, um estudante do nível intermediário (de 5 livros ele está no 2º.), graduado na faculdade já, empregado de uma multinacional sediada em Poços, ao terminar um exercício disse que não sabia quem ‘é’ Frida Kahlo.
Corrigi sutilmente dizendo que Frida
foi uma pintora mexicana, do século passado (e no livro que ele acabara de ler constava um pequena biografia dela), na esperança de que ele se lembrasse quem tinha sido Kahlo. Mas o rapaz realmente não fazia a mínima idéia de quem tinha sido ela, e nem deu muita bola pra isso (de certo achando que eu por ser professora tenho de compreender que um cara barbado não saiba o mínimo de História...).
Fiquei pensando então: o que será que a galera faz quando não está trabalhando ou estudando? Muito válido estudar, mas estudar só faculdade não quer dizer que o cara se exime de saber o que se passa a sua volta, de ir além do que os professores “ditam”, pelo amor do Cristo!, a Inquisição já passou, pode-se ler e se comentar sobre qualquer assunto. Não estou pedindo que ele saiba quem foi Renoir – fiquei com medo de perguntar – mas sim Frida, contemporânea, latino-americana.
O que será que a galera faz quando não está estudando ou trabalhando? Vendo Big Brother. Aposto que da vida dos bobocas
naquele estúdio a galera sabe tudo.
(Não me venham falar de preconceito. Preconceito é não respeitar a História do mundo, minha gente, e não ser contra quem não se digna a desligar a tv e ler um bom livro.)
UPDATE: Pra não dizer que eu falei m*rd*, vejam
esta pesquisa.