segunda-feira, 16 de abril de 2007

Manga - quem não gosta?


Oi galera!

Acho que uma das frutas que eu mais gosto é a manga. Desde pequena, gosto muito e ela teve uma participação significativa na minha infancia: minha tia tinha um sítio um pouco prá frente de Piracibaca, mas precisamente em Recreio, um "lugarejo" da região. Nesse sítio, logo na entrada, tinha vários pés de manga, de várias qualidades. Me lembro de brincarmos muito lá... era uma farra e tanto.

Hoje, continuo apreciadora dessa delícia!


Manga do Brasil: saúde e sabor em uma única fruta.

A manga é considerada a rainha das frutas tropicais, pelo sabor e suculência, sendo a qualidade proporcionada pelos pomares do Brasil insuperável.
A manga in natura pode ser degustada de várias maneiras e com facilidade proporcionando prazer a quem a consome. Veja como provar uma manga fresca:
- Com a casca ainda na fruta, corte a manga em fatias longitudinais, chegando o mais perto possível do caroço. Você deve ter uma larga fatia de manga com casca.

- Vire a manga, faça o mesmo com a outra parte da fruta.

- Parta a polpa em cubos sem cortar por completo, deixando parte dela presa à casca.

- Descasque essa parte remanescente da polpa e coma diretamente na fruta, ou corte em fatias.

- Tenha em mãos alguns guardanapos para limpar o suco.Experimente também na forma de sucos e sobremesas, em saladas ou como molhos para carnes.
A manga, essencialmente uma fruta tropical, necessita de calor e sol durante todo o ano. No Brasil, as modernas técnicas de irrigação e produção integrada - caracterizada pelo uso mínimo e controlado de agroquímicos, que preserva o meio ambiente -, permitem a produção de frutas, com qualidade, características nutricionais e fundamentalmente saudáveis, tornando-as cada vez mais aceitas nos quatro cantos do mundo.
A oferta da manga brasileira para o consumo mundial é mais abundante de setembro a março. Das variedades cultivadas vale a pena serem provadas: Haden, Tommy, Atkins, Kent, Keitt e Palmer.
As mangas, adaptadas totalmente ao clima e solo do Brasil, são produzidas especialmente na região nordeste do país. Prová-las é descobrir o real sabor e aroma dos trópicos.
Excelente fonte de vitaminas, sais minerais e fibras dietéticas esta suculenta fruta é recomendada para todas as idades.
Não é calórica como muitos pensam, situando-se entre a maçã e a cereja.
fonte: Informações para o consumidor
E você? Qual sua fruta?
Bjks

9 comentários:

Anónimo disse...

Eu gosto bastante de manga também, mas minha fruta favorita mesmo é morango....... Mas, eu prefiro bem mais a fruta natural do que em forma de doces e sorvetes.
Bjos.

Ggel disse...

Hummm..manga é bom, sobretuto suco de manga, mas tem que ser suco natural, não vale de caixinha ou garrafa...ecati. Mas minha fruta preferida é banana...nussa, eu adoro banana, qualquer doce, bolo, torta, etc...qualquer tipo de banana vai sempre muito bem.
Nossa, deu fome agora...acho que vou fazer uma vitamina de banana, quer?
Beijo

Tiago disse...

Hum..
Frutas?
Bem, eu gosto de frutas, mas fico com a Rê LÁ EM CIMA..aDOOORO Morango e seus derivados, mas uma manga com esse calor de ultimamente beeem fresquinha vai bem, mto bem..
Boa noite Marcia!
Boa semana Meninas!

Carol Maria disse...

Uia, Marcita manga é bão mesmo, até na salada, quando ela ainda está meio verde, ou mesmo madura, na salada fica ótema também. O meu Henrique também é maluco por manga. Eu sou bastante fã, mas ainda não sei se é minha fruta preferida ever... :*cas

Anónimo disse...

você não tem dó de atiçar uma lombriga que dorme tão tranquilamente às 16h37 de uma agradável tarde?????

Marcia disse...

Oi Sissi... desculpa aí hein? rsrsrsrs.
Mas manga prá mim é tudo dibão :-)

Bjks

Anónimo disse...

Oi Marcinha!!!
Nossa, me veio agora os veroes de infancia e adolescencia... me lambuzando toda de manga!!! hehehe
Mas minha fruta mesmo eh a banana!!! ADORO!!! Nao so a fruta como tudo q se faz dela... bolos, doces, vitaminas!!! hehehe
Beijos, Dani

Ana disse...

Marcinha, eu simplesmente não suporto manga. Adoro comer sushi, adoro aquele que tem manga, kani e pepino... porém, eu "pesco" a manga e tiro, uma vez que não gosto desse sabor... E olha que já tentei. Uma pena, pois com certeza ela tem seus pontos fortes. E eu, meus pontos fracos! Rs...

Renata 7x7 disse...

Eu sou suspeita para falar...fruta é comigo mesmo...É difícil uma que eu não goste...Só tenho um problema com maçã que uma vez eu comi e me intoxiquei e por isso não como mais, mas o resto eu mando ver.

Como diria minha vó, manga não é pra comer de uma só, pois não compensa a sujeira no dente e todo o caldo que escorre.
Concordo também com a Carol no quesito "manga na salada". É ótimo mesmo.

Beijão,