sexta-feira, 18 de agosto de 2006

Da vó

(Ainda dá tempo? Ah dá!)


Example


Bateu aquela vontade, de até aguar a boca que precisei dar meus pulos e fazer eu mesma os bolinhos-de-chuva. Só o nome já é uma delícia, não?

É de conhecimento público que sou uma anta-cor-de-rosa na cozinha. Faço um café meia-boca e olhe lá.

Mas não é que deu certo?! Só por causa da receita, que segui tim-tim por tim-tim, abaixo (mas que fique claro que não garanto bolinhos tão redondinhos quanto os da fota – by
Google, claro - os meus ficam nos mais diversos e divertido formatos; uma festa):

Ingredientes:
02 xícaras de chá de farinha de trigo
02 ovos
½ copo de leite
01 colher de sopa de fermento químico
04 colheres de sopa de açúcar
01 colher de sopa de amido de milho
500 ml de óleo, para fritura
Modo de preparo:
Na batedeira ou à mão mesmo (com colher de pau ou um batedor de ovos, para misturar bem), bata bem os ovos e o açúcar. Junte então a farinha, o leite e amido de milho e torne a bater. Por último o fermento. Reserve. Aqueça bem o óleo (é preciso estar bem quente para cozinhar a massa por dentro e deixar bem dourado e crocante por fora) e pingue (não jogue!) com cuidado pequenas quantidades da massa no óleo (não precisa pôr muito; uma colher de sobremesa rasa cresce bastante: o calor do óleo ativa o fermento quase instantaneamente). Deixe enxugar o excesso de óleo no papel toalha e sirva (de preferência com café passado na hora, hum.). Dica 1: Aprendi com meu pai: todo ingrediente em pó fcica melhor depois de peneirado; 'oxigenar' os ingredientes em pó (de farinha a fermento) deixa a receita mais fofa. Vai por mim. Dica 2: Depois de frito, e ainda meio quente, passe o bolinho no açúcar refinado ou no chocolate em pó, ou numa mistura de açúcar e canela em pó. Dica 3: À massa ainda crua acrescente uma banana amassada. Dá um sabor muito bom e suave.

5 comentários:

Shu disse...

Que eh que nao gosta de bolinhos de chuva??? eu A-mo ainda mais com pedacinhos de banana no meio da massa...eh soh tacar banana picadinha nessa massa ai...fica uma delicia...hummmmmmmmmmm
Bella...eu nunca consegui fazer os bolinhos redondinho :( ...porque soh vovoh sabe???

Anónimo disse...

Bolinho de Chuva?Hum....Adoro!!
Realmente tem receitas q a gente nunca esquece e trazem toda uma história de vida né..

Lindo de+ a cada dia o crescimento do Blog de vcs!!

Boa Noite!!

Anónimo disse...

Ai Carol,

bolinho de chuva foi a primeira coisa que minha avó me ensinou a fazer na cozinha. Era uma verdadeira farra gastronômica. Agora...ninguém que eu conheço conseguiu fazer bolinhos de chuva rendondinhos!

Beijinhos

Anónimo disse...

Olha q coisa!
Li hj este seu post e sábado tinha feito exatamente bolinho de chuva q tinha muito tempo q nem comia.
Detalhe: misturei canela à massa e ficou show!

Anónimo disse...

Hummmm, deve ficar bom, dps de feito, rs... Bjs!