domingo, 13 de setembro de 2009

Um post "mulherzinha"...

Recebi um e-mail conhecido como "corrente", um "Intercâmbio de Receitas". Mas, se tratando de comida, até corrente passa a ser algo bom! Rs... Assim, compartilho a receita que enviei e as que recebi.

Para aqueles que tiverem interesse, o próprio intercâmbio também está aqui postado, ao final. Caso queiram participar, é só observar cuidadosamente as instruções. A mim chegaram menos receitas do que o previsto, mas curti a diversão e, num outro momento, experimentarei! Quem não estiver a fim de participar, mas querendo contribuir com dicas, podem usar o comentário para isso, também!


AS RECEITAS:

Macarrão à Calabresa (esta foi a que eu enviei):
Ingredientes: Massa: 1/2 pacote de macarrão parafuso ou penne, água, sal, óleo. Molho: 1 linguiça calabresa picada em cubos, 1 colher (sopa) azeite de oliva, 1 pacote de queijo parmesão ralado (e não em pó), 1 caixa de creme de leite, 1 cebola picada, 1 tablete caldo de galinha, orégano e pimenta a gosto.
Modo de preparo: Cozinhe o macarrão, escorra e reserve. Ao final do cozimento do macarrão, prepare o molho. Coloque o azeite de oliva na panela, aqueça um pouquinho e coloque a calabresa, que praticamente cozinha na sua própria gordura. Mexa sempre, para não grudar na panela. Assim que estiver "cheirando", coloque o caldo de galinha e vá desmanchando na gordura que verteu da calabresa. Em seguida acrescente a cebola e mexa. Deixe cozinhar e, se precisar, coloque uma colherzinha de água. Tempere com orégano e pimenta em pó. Acrescente o creme de leite e o queijo e mexa novamente, desligando o fogo logo que o creme de leite aquecer. Polvilhar com queijo, se assim desejar.

Maminha na pressão (por Carolina):
Frite uma peça de maminha com 1 colher de óleo de milho (frite os dois lados). Corte 4 cebolas em rodelas de + ou - 1 cm e frite também. Coloque 2 dentes de alho grandes picados. Dissolva 2 caldos de carne em 1 copo de água e adicione. Coloque 1 copo de vinho (qualquer) e acrescente ervas do seu gosto. Tampe a panela e cozinhe por aproximadamente por 1h e 30 minutos. Abra a panela, verifique o sal da carne (se necessário acrescente). Fatie a carne, jogue o molho por cima e sirva. É uma delícia!!!!!!

Bolo de aveia (por Cleonice):
Ingredientes: 3 bananas nanicas (se for prata, 4), 1 xícara de óleo, 4 ovos, 3 e 1/2 xícaras de açúcar mascavo, 3 xícaras de aveia em flocos, 1 pires de uva passas, 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó.
Preparo: Bata no liquidificador as bananas, os ovos, o óleo e o açúcar. Depois de batido, despeje sobre a aveia que já deve ter sido acrescida do fermento. Por fim coloque as uvas passas, mexa bem. Leve para assar em forno pré-aquecido (180 graus) por mais ou menos 40 minutos. A forma pode ser a de buraco no meio, ou qualquer outra de tamanho médio. É delicioso e bastante saudável.

Bolo sem trigo (por Graziela):
3 ovos, 1 lata de leite condensado, 1 colher de margarina, 150 gramas de coco ralado e 1 colher de fermento. Bater tudo no liquidificador e assar por 30 minutos.

Canelone Invertido (por Aline):
Ingredientes: 2 colheres de farinha de trigo, 50g de manteiga, 1 litro de leite, 200g de queijo em pedaços, 250g de massa tipo cabelo de anjo, fatias de presunto, fatias de queijo, 50g de queijo ralado.
Modo de fazer : 1 - Comece preparando o molho de queijo. Bata no liquidificador a farinha de trigo, a manteiga, o leite e o queijo em pedaços. Leve a mistura para uma panela e, mexendo sempre, espere engrossar. Fogo baixo. Reserve. 2 - Cozinhe a massa em uma panela com água fervente e uma colher de sal. O tempo indicado na embalagem da massa. Escorra a massa e reserve. 3 - Com o molho pronto e a massa cozida, vamos montar os canelones. Pegue uma fatia de presunto. Cubra com uma fatia de queijo e coloque um pouco da massa em cima de tudo. Enrole e arrume no refratário. Faça quantos canelones desejar, sempre com o presunto, o queijo e massa em cima. 4 - Cubra os canelones com o molho de queijo, finalize com o queijo ralado e leve ao forno preaquecido por, em média, 30 minutos ou até dourar o queijo. Sirva em seguida. Essa eu fiz e é bem gostosa!!

Arroz Doce (por Luciane):
Ingredientes: arroz, leite, açúcar, canela em pó.
Preparo: Coloque o arroz a cozinhar no leite, substituindo a água, com o dobro da medida se fosse água. Quando o arroz estiver macio comece a mexer e adoce a gosto. Dê o ponto que preferir, com mais calda, acrescente mais leite, ferva mais um pouco, sempre mexendo. Se você gosta do sabor do cravo, pode colocar alguns junto do açúcar. Deixe esfriar, leve à geladeira. Sirva com canela, ou saboreie ainda quentinho, é muito bom! Pronto! Coloque a canela em cima e delicie-se!Dicas: Substitua o açúcar pelo leite condensado. Acrescente amendoim em pó. Se aparecer mais algum ingrediente me avisa! Saboreie com parcimônia, engorda!!

Sopa Creme de Cebola (por Marion):
Ingredientes: 5 cebolas de cabeça grandes, 1 abobrinha verde, 2 cenouras grandes, 4 dentes de alho, folhas de alecrim fresco, um molhe de salsinha fresca, ervas finas.
Modo de fazer: Picar o alho e refogar em óleo. Acrescentar as cebolas descascadas e picadas em pedaços grandes, mexer e deixar refogar. Acrescentar 1 folha de salsinha, alecrim picadinho e ervas finas a gosto. Acrescentar 1 litro de água fervente - acrescentar a cenoura e a abobrinha picadas. Deixar cozinhar por uma hora, acrescentar mais 1 litro de água fervente, cozinhar mais trinta minutos, acrescentar sal a gosto, bater tudo no mix ou liquidificador. Servir o caldo quente em tigelas individuais. Polvilhar com queijo ralado grosso e salsinha picadinha. Servir acompanhado de pão italiano ou torradas. Delicie-se.

Pães de Mandioquinha (por Tati):
1/2 kg de mandioquinha salsa, 2 xícaras de açúcar, 1 xícara de óleo, 1 xícara de leite, 50 g de fermento biológico, 4 ovos, 1 kg de farinha de trigo.
Bata tudo no liquidificador, menos a farinha. Coloque em uma bacia grande e junte a farinha, sove bem. Deixe crescer por 1 hora. Polvilhe a forma, faça os pãezinhos. Coloque na forma e por mais 1 hora deixe crescer. Asse em forno médio.

Mousse de Chocolate (por Tatiana):
4 ovos (claras em neve), 4 colheres de açúcar, 1 barra grande de chocolate meio amargo + 1 fileira, Creme de leite (1 lata).
Coloque o creme de leite na geladeira, para ficar firme e tirar o soro mais fácil. Pique o chocolate e coloque em banho-Maria no fogão até derreter. Na batedeira, faça as claras em neve, bem firmes e reserve. Em outra bacia, bata as gemas até ficarem meio espumosas (uns 3 minutos), daí acrescente o açúcar e continue batendo até ficar cremoso (mais uns 3 minutos). Quando estiver cremoso, acrescente o chocolate derretido aos poucos e continue batendo... a batedeira vai quase parar, o chocolate vai começar a ficar duro, daí você acrescenta o creme de leite sem soro, gelado, aos poucos também. E continua batendo até ficar um creme bem consistente. Daí desliga a batedeira, e acrescenta as claras em neve com uma colher, ou garfo, mexendo devagar até as claras se incorporarem ao creme. Pronto, leve à geladeira (de preferência de um dia para o outro) e aproveita no dia seguinte!!

Pão de Minuto (por Renata):
Ingredientes: 14 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento, 1 colher (sopa) de açúcar, 1 colher (sopa) de fermento, 1 colher (chá) de sal, 1 ovo inteiro + 1 gema, 1/2 xícara de leite.
Modo de fazer: Numa tigela média, peneire os ingredientes secos, faça uma cova junte a manteiga e o ovo. Misture com as pontas dos dedos e acrescente leite aos poucos até dar o ponto (desgrudar do fundo da tigela). Divida a massa fazendo bolinhas pequenas. Recheie a gosto (pode ser doce ou salgado, por exemplo: banana, goiabada, chocolate, presunto, queijo, salsicha). Pincele com gema e leve ao forno por 20 minutos.

Torta de Liquidificador (por Soraya):

Faça o recheio com presunto, queijo, tomate, cebola, alho,(tudo picado) requeijão, sal e orégano. Bata no liquidificador : 12 colheres de farinha de trigo ,2 ovos, 1 xícara de óleo, 2 de leite e um pouquinho de fermento.coloque metade da massa em uma travessa e ponha o recheio depois cubra com o resto da massa,ponha queijo ralado por cima e leve ao forno por alguns minutos. Mas cuidado, isso engorda!

Salmão & Ratatuille (por Sunara):
Ingredientes Salmão: 1 file de salmão de aproximadamente 1kg, 3 colheres de manteiga, 1 maço de manjericão, sal e pimenta a gosto. Passe sal e pimenta do reino na parte da carne do peixe. Num processador misture a manteiga e o manjericão ate formar uma pasta verde. Passe a manteiga na parte da pele do peixe e deixe descansar por 15 minutos.
Ingredientes Ratatuille: 1 berinjela, 1 abobrinha, 1 pimentão, 1/2 cebola, 1 tomate, 2 dentes de alho. Frite a cebola e o alho numa panela com azeite extra virgem. Adicione primeiro a berinjela picada, depois de 2 minutos adicione a abobrinha, o pimentão e o tomate. Adicione sal e pimenta a gosto. Frite até que a abobrinha fique um pouco transparente, mas não muito. Depois de frito, coloque o ratatuille numa forma comum pouco de azeite. Coloque o salmão em cima do ratatuille com a pele com a manteiga pra cima. Asse em forno alto por 20 minutos e esta prontinho :). Espero que goste. É um prato saudável e muito requintado para uma jantinha especial com alguém querido!


O INTERCÂMBIO DE RECEITAS:

Oi! Você está convidado a participar de um intercambio de receitas. Espero que participe! Por favor, mande uma receita para a pessoa cujo nome está na posição número 1 da lista abaixo (mesmo que você não conheça). Deve ser algo rápido, fácil e sem ingredientes difíceis de encontrar. A melhor é aquela que você sabe de memória e possa escrever agora mesmo! Não se preocupe em escolher a melhor receita. Pense na receita que você faz quando não tem tempo e não quer ir ao supermercado; essa é a ideal para compartilhar. Depois de mandar a receita para a pessoa número 1 da lista abaixo (e somente para a número 1), copie esta carta em um email, subindo meu nome para a posição número1 e colocando seu nome e e-mail na posição número 2. Somente meu nome e o seu aparecem quando você mandar o e-mail. Mande para 20 amigos. Envie com cópia oculta (CCO o BCC). Se você não puder fazer isso em 5 dias, me avise para que seja justo com todos os que participam. Você receberá muitas receitas. É divertido ver de onde vem!! Quase nunca quebra-se a corrente, pois todos podemos usar receitas novas e fáceis. A volta é rápida pois são somente dois nomes na lista e você participa apenas uma vez.

Michele -
michele.junkes@cpmbraxis.com

Ana - aninhabrasil@ig.com.br

3 comentários:

Renata disse...

Aninha, querida!

Eu até participei da corrente, mas não recebi nenhuma receita, só enviei..rsrsr

Mas tá valendo, com as que vc postou aqui já dá pra gente experimentar um pouquinho.

Bjs,

Dri disse...

Aiiii que deliciaa essas receitinhasss já estou copiandooooo!Parabéns pelo blog viu!Já estou seguindoooooooo bjsssssss

Carol Maria disse...

Eu também recebi algumas (esta Soraja aí é minha cunha, rs) e achei bacana, é realmente uma corrente que funfa sem ser chatenha. :*cas