segunda-feira, 22 de junho de 2009

Escolas...


Oi pessoal...
Quando imaginamos ter um filho, não temos ideia de quantas preocupações diferentes nos assolarão.
Fora as mais básicas (saúde da criança, alimentação, educação, companhias, diversão) nos deparamos com algumas que nossos pais não tiveram no passado: a escolha da escola.
No início, a escolha da escolinha que ficará com seu bebe. No nosso caso, precisávamos fazer a escolha de um bom berçario, pois o Felipe iria ficar meio período (apenas, que dádiva!)... e fomos bater pernas até encontrar uma escolinha que nos desse segurança de entregar nosso tesouro. Foi difícilimo... creio que visitamos umas 30 escolinhas da região até encontrarmos uma onde sentimos que nosso filhinho seria tratado até melhor que o filho da própria berçarista. Apesar de não ser uma escola grande nem com muitos luxos, sentimos que o Felipe iria ficar em boas mãos. E de fato, foi um periodo muito bom, ficamos felizes com a escolha.
Agora, estamos enfrentando novo desafio: escolher o colégio. Felipe está no que chamamos de "pré" ou com a mudança, "primeiro ano" e para 2010, precisamos escolher o colégio onde ele fará o ensino fundamental. Outra grande escolha.
Na minha época, não tinhamos esse tipo de problema: a criança era matriculada na escola mais próxima da sua residencia. Escola estadual ou municipal, o estudo era de qualidade (não excelente, mas boa...) e como a situação não permitia, ia pro estado mesmo. E, na mais próxima da sua residencia mesmo, nem tinhamos opção de querer ir práquela outra que fica mais próxima da casa da avó ou da tia. Uma "preocupação" a menos.
Pena que hoje não é assim... na maioria dos casos, tememos ter a necessidade de colocar em escola de estado, cujo ensino é péssimo, as companhias são na grande maioria ruins.

E no seu estado/cidade, como é?

Bjks

9 comentários:

Angela Natel disse...

Com certeza essa escolha é motivo de muita preocupação. Em casa temos os limites e a influência debaixo de nossos olhos e cuidados, mas e na escola? Quais os limites estabelecidos? Quais são as influências?
A Escola permitirá o desenvolvimento de um cidadão de livre escolha mas consciente de suas responsabilidades e consequências? Ou é simplesmente uma repetidora de discursos que nada têm a ver com a vida de nossos filhos?

Déia disse...

Eu sinceramente qdo tiver um filho, vou começar numa escola pequena, onde possam dar uma atenção quase que individualizada, acredito que isso seja fundamental para seu crescimento e sua segurança emocional.
Lá pros 11 anos, começo a me preocupar com uma escola um pouco maior, com ensino baseado em boas vivências e estímulos, como várias aqui de SP.

Tudo tem seu tempo!
bj

Kyra disse...

Bom, como ainda n sou mãe nunca pensei a respeito...mas entendo suas preocupações....bjo

dannah5 disse...

Aqui optei por uma perto de casa onde tivesse acesso as diretoras e que soubesse que a educaçao vai alem de só ensinar a parte didatica, tinha que ajudar no comportamento na consciencia social, ate pq tive experiencia pessima em um local q deseducou ela!
Até os 7 anos ela estará lá, depois verei outra escola que me dê a mesma segurança, mas eh uma grande preocupaçao mesmo, tive sorte pq aqui eh pertinho, mas tem que ser particular, publico bom ate tem mas pra crianças maiores!

beijocas

Mônica disse...

Ter filhos nos dias de hoje é bem complicado em diversos fatores e há que se observar a educação que eles vão ter fora de casa para evitar problemas.

Eu não tenho filhos, mas vejo as dificuldades de amigos que têm. É preciso estar atento.

Bjs

- rafasonehara disse...

Eu ainda não tenho esse
tipo de preocupação..
mais isso é bem verdade mesmo
tem que analisar mesmo
onde estarei deixando meu tesouro no futuro.
Beijos
:*

Roberta disse...

Oi..É realmente complicado, no meu caso optei por uma escolinha onde pessoas da minha família já estudaram. As duas por onde Geovana passou foram ótimas e com muita referência, so tive que muda-la de escola porque mudei de bairro. E quanto ao colégio irei fazer da mesma forma, procurar referências de familiares que estudam ou estudaram.
bjus

O Profeta disse...

Nasceu!
Nascem a todo o instante
Os sentires vindos da alma
Tatuados a cada semblante

Um beijo na tua procura
Um abraço fica suspenso
Um sorriso desponta da tristeza
Um olhar prende o momento


Boa semana


Doce beijo

Unknown disse...

Estudo numa escola estadual (novinha eu neh?)e aqui o estudo é de otima qualidade, graças a Deus :). Mas dependendo do lugar é melhor ou pior (eu que o diga), mudei de escola esse ano (agora voltei, e a prof girafenta disgraçada ficou por la) e la os professores por mais errados que estivessem sempre estavam certos, chingavam os alunos ou seja, O INFERNOO O.o. Bom pelo menos aqui é do ladinho de casa. :B

Bjs