quinta-feira, 23 de julho de 2009

A quarta mulher

Esses dias estava vendo a TV e me deparei com o assunto muito interessante. A pesquisardora Isabelle Anchieta descreve o que ela chama de as Quatro fases da mulher na sociedade ou sua imagem perante a ela. Achei bem legal, vale a pena dar uma lida com calma na pesquisa e no blog.
Vou copiar e colar aqui um post do blog dela, mas também darei os devidos créditos, claro. Porque plágio é mais do falta de ética, é crime!

"As quatro gerações de imagens e imaginários

sobre a mulher


Primera mulher: TEMIDA


Essa imagem surge na Pré-história e solidifica-se na Grécia e na tradição judaico-cristã. A mulher torna-se temida como ser detentor de poderes supostamente sobrenaturais (o que pode ser explicado pelo desconhecimento do papel do homem na reprodução). O temor a elas materializa-se, mais tarde, nas imagens de Pandora e Eva. São responsáveis por levar o mal ao mundo e carregam a contradição entre serem belas e más


Segunda mulher :
IDEALIZADA

A segunda imagem rompe com a tradicional diabolização da mulher, tornando-a o centro contemplativo da beleza. Elas são colocadas em pedestais como mães ou deusas, especialmente no Renascimento. No entanto, seu poder é apenas simbólico: enquanto objeto de contemplação. Surgem mais tarde as imagens das pin-ups, no inicio século XX. São mulheres com formas esculturais, mas com comportamento ingênuo. A sensualidade ainda está ligada ao lugar de uma mulher serviçal, prestando-se a alguma função (ora sexual,ora maternal).

*Repdrodução











Terceira mulher: CONTROLE DE SI


Surge no século XX, especialmente na década de 60; marcada pelo binômio corpo magro/ juventude, ela toma as rédeas de sua vida, mesmo que isso custe um excesso de auto-controle. A moda, as revistas femininas e a publicidade criam um “universo feminino” para elas que conseguem, agora, escapar da sociedade patriarcal. No entanto, trata-se de uma emancipação paradoxal já que o acúmulo de condutas eficientes torna-se um peso para a mulher, gerando ansiedade, depressão e frustração.




Quarta mulher: "REAL" E POSSÍVEL


Pela primeira vez, no século XXI, a mulher passa a ter um papel mais ativo na construção de sua imagem social. Agora é ela que propõe sua imagem (via pesquisas de opinião), já que até então “as mulheres não representavam a si próprias, eram representadas” (DUBY p.14, 1992). Essa mulher passa a negar os modelos unitários de beleza e de comportamento (especialmente o padrão associado a magreza e a juventude eterna) além da crítica da idéia de multifunções eficientes (mãe, esposa, profissional). Uma mulher mais preocupada com a vida do que com o corpo, afrouxando as cobranças sociais, as representações e os estereótipos e que pode, enfim, estabelecer uma relação original com a experiência e com um homem."


Fonte: ANCHIETA, Isabelle. Resumo da pesquisa"A Quarta Mulher: as quatro gerações de imagens e imaginários construídos sobre a mulher; de Deusa à mulher qualquer". Disponível em <http://www.quartamulher.blogspot.com/>



4 comentários:

Déia disse...

Muuuuuuuuuuito legal, os homens tinham que ler isso!
bj

Kyra disse...

Ui, "dorei"!!!

bjo

Nane disse...

Muito bom...será que ainda vai sugir a 5ª?? Tomara e que seja melhor ainda!!

Nane Lopes disse...

Muito bom...será que ainda vai sugir a 5ª?? Tomara e que seja melhor ainda!!