terça-feira, 28 de julho de 2009

Café Filosófico


Já ouviu falar do Café Filosófico? Um programa que passa na TV Cultura, mas que na verdade é retransmissão de palestras/bate-papo que acontecem no Espaço da CPFL (Companhia Paulista e Força e Luz) aqui em Campinas e em outras cidades? Pois é, hoje em dia as palestras ganharam um espaço próprio, são televisadas, tem vários módulos, enfim, está com uma mega produção. Mas quando eu fui à primeira palestra, em setembro de 2003, aqui em Campinas (acho que os 2 primeiros anos aconteceram somente aqui na cidade), a coisa não era bem assim. Aliás, esse primeiro bate-papo rendeu meu primeiro post do 7x7, Don Juan X Casanova. O filósofo Renato Janine Ribeiro falou sobre 'A paixão vista pelo enamorado' e a diferença entre esses dois mitos da história. Foi bem legal. Mas não tinha mais do que 50 pessoas num pedaço minúsculo.

Eu ia todas as sextas-feiras, 7 da noite, atravessa a cidade de ônibus mesmo, depois voltava às 9 e meia, chegava em casa perto das 11 da noite, em plena sexta-feira. Hoje não tenho mais "coragem" pra fazer isso.

Mas ai a coisa mudou, começou a chamar a atenção, criar filas, ter lista de espera, atrair intelectualóides de óculos e mal educados. Quando um dia cheguei lá e não consegui entrar, desisti. Pena, realmente uma penaMas quem quiser ver, passa todos os domingos na TV Cultura às 23hs da noite.

5 comentários:

Anónimo disse...

neste site tem várias palestras do café filosófico:
http://cafesfilosoficos.wordpress.com/

Giulia e Mônica disse...

Oi florzinha, adoro girassois tb... obrigada por sempre visitar meu cantinho florido... bjs

Déia disse...

É um programa fantástico, inteligente, que nos leva a refletir e aprender... mas sabe como é... gente mal educada tem em todo lugar!! O jeito é ficar no sofa e ver em casa rsrsrs
bj

Marcia disse...

Sim, programa muito bacana e interessante.
Saudades
Bjks
Eu

Celso Ramos disse...

Olá!!
Em tempos de crise,nada melhor que um espaço onde podemos aprender sobre coisas que durante muito tempo ficaram guardada para e pelos intelectulóides..Sócrates, Nietzsche, Heidegger e outros apezar da complexidade nos falam do cotidiano e como melhorar nossa postura diante do outro!!!!
Abraços.