terça-feira, 26 de maio de 2009

Solidariedade diferenciada?

Há tempos que eu ando pensando com meus botões, há mais de 2 meses chove sem parar na região nordeste do país, milhares de pessoas estão desabrigadas, casas inundadas, destruição total. A mídia mostra tudo, ou quase, através dos telejornais, mas, até agora, não vi nenhuma campanha efetiva para ajudar aos desabrigados das enchentes do nordeste, ou pelo menos, nenhuma campanha nacional. O que me deixou mais desconfortável foi comparar todo o barulho (justo) que foi feito com as enchentes de Santa Catarina, com esse zumbidinho que se fez em relação ao Nordeste. Ainda mais quando as regiões Norte e Nordeste já são "naturalmente" menos favorecidas do que a Sul e Sudeste.

Minha pergunta é, por que essa diferença toda de comoção? Será que é identificação com Sul e Sudeste é maior? O que você acha?

4 comentários:

Angela Natel disse...

Acho que as pessoas confundem a necessidade do Nordeste de água com isso que está acontecendo, como se fosse um 'mal necessário'. Pura ignorância. Como sempre, a mídia move quem quer e o povo continua sendo teleguiado pelo seu braço manipulador invisível.

Marcia disse...

Pior é escutar minitro disso-e-daquilo falar orgulhoso que vão mandar 10 milhoes prá ajudar não sei quem lá fora... brincadeira isso, não???
Bjks

Unknown disse...

Olha, nem comento esse tipo de coisa, pq o que a Marcinha falou é fato: ninguém liga pro Nordeste. Menos ainda nosso ilustre Presidente, que é nativo de lá.
Isso muito, muito me entristece.

Anónimo disse...

Sabe que me perguntei a mesma coisa esses dias? Por que essa diferenciação? É uma sacanagem mesmo...eles são tanto nossos "irmãos brasileiros" quanto os catarinenses, que precisavam e foram ajudados como tais.
Pra variar, mais uma vergonha neste nosso Brasil.

Bjs!