terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A responsabilidade e a recompensa de escrever bem.



Publicar algo na Internet já foi só uma diversão. Expor nossas ideias, nossos pontos de vista, "jogar" no ar qualquer bobeira que venha na mente... Tudo isso já foi feito, inclusive por nós, aqui do 7x7...
Mas por uma coisa sempre primamos: a escrita do bom e do velho Português!
Um texto publicado on line pode ser lido por milhões de pessoas (como é o caso de twitter de famosos), de algumas centenas de pessoas (como é nosso caso) ou de pouca, pouquíssimas pessoas, mas algo publicado vai ser lido, um dia, uma hora, pois está disponível... Uma hora alguém de bobeira, lança um tema qualquer no Google, e puft, lá está o seu texto. Você provavelmente nem vai ficar sabendo que foi lido. Mas foi.
A sua opinião pode influenciar pessoas, motivar mentes, ou causar efeito contrário, não interessa...
Por isso quero aproveitar aqui e deixar o meu depoimento, sobre como blogar foi importante na minha vida. São 7 anos escrevendo, as vezes muito, as vezes quase nada, mas sempre produzindo, colocando ideias "no papel" (que saudade dos blocos e canetas), montando textos argumentativos e sempre, sempre fazendo o que eu chamo de "Manutenção da Língua Portuguesa": pesquisando em dicionários, verificando concordâncias, tirando dúvidas de ortografia... Sempre! Sempre com o intuído de montar um texto coeso, claro e bem escrito. Lógico que nem sempre consegui, mas isso me ajudou tanto, tanto, que quando no Enem 2010 tirei 950 na redação, o primeiro pensamento que me veio foi: "Obrigado, blogs". Sem blogar, talvez eu não tivesse escrito tanto, nem lido tanto, nem consultado dicionários e gramáticas tantas vezes... Se eu escrevesse em diários, cadernos, nem me preocuparia com isso, pois ninguém além de mim teria acesso.
A recompensa foi entrar em 5º lugar para Zootecnia na Universidade Federal daqui (UFMS) depois de 13 anos sem estudar... Só fazendo "Manutenção da Língua".
Não vou cursar, pois o curso é integral e preciso trabalhar (sou solita, só Deus por mim) mas estou dentro da média dos classificados no Prouni, com bolsa integral para um curso de Direito, no período matutino, de uma das mais conceituadas universidades particulares católicas do país. Só aguardando o resultado que sai dia 28 para comemorar.
Fui bem nas outras matérias, mas a redação foi o grande up na nota. E nas outras disciplinas, o bom desempenho eu atribuo a uma boa interpretação de texto.
Sendo assim, não me canso de falar: escrever corretamente, sem a contaminação dos vícios da Internet, só te trazem benefícios. E melhor: todo mundo entende!

3 comentários:

Marcia disse...

Parabéns Katita!!! Pelo sucesso na faculdade, pelo belo texto. Você é demais! Estou na torcida agora pelo dia 28!

Bjks

Gonçalves disse...

Elaiá o google é meu pastor e nada me faltará..estás certa , houve um amigo que me disse certa vez...a internet não tem memória curta, tudo que tu escreves se souber os caminhos certos, acaba achando em algum lugar.

e o que vocês acham da clonagem hehehe

http://colunas.epoca.globo.com/mulher7por7/


podiam lá cobrar um direito de imagem, já que vocês são as originais, né?

beijo!!!

Enide Santos disse...

Adorei tudo aqui, é um maravilhoso trabalho cheguei aqui através da indicação de um amigo que temos em comum parabéns lindo e valoroso espaço